quinta-feira, 2 de julho de 2009

Falando de Ética

Honestidade não é algo que se realiza; ou você é ou não é honesto. Ser honesto é viver sobrecarregado de muitas responsabilidades. É um jogo que não admite erros, se acontecer um único sequer, o culpado é você e ninguém mais.

E além de tudo tem de se acostumar todos te olhando com indiferenças. A maioria irão te tratar como idiota. Infelizmente a honestidade para muitos deixou de ser uma qualidade.

Diante de tudo isso que anda acontecendo chego a um ponto que me interessa muito, Ética jornalística. Se a honestidade, primeiro passo para o ser humano agir eticamente não é mais valorizado, Será que ainda assim é possível agir com ética nos meios jornalísticos?

Levando em conta que no Brasil e no mundo as notícias são pautadas pelas regras mercadológicas, isso é no mínimo difícil. Mas apesar de que muitos jornalistas às vezes precisam se arriscar a perder o emprego. Acredito que sim, ainda é possível agir eticamente. Afinal Ética deve permanecer na vida de todo profissional.

Ser jornalista é ter atitude corajosa para enfrentar todos os empecilhos da profissão. E mesmo com toda conjuntura mercadológica e política enfrentada por esse profissional todos os dias, ainda assim, agir com ética vale muito, vale a vida.

Tenho muita certeza, honestidade e ética vale muito, e não quero esquecer nunca disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário